Como surgem e crescem os novos empreendimentos digitais do Jornalismo no Brasil

Primeiros resultados da pesquisa Empreendimentos digitais do Jornalismo brasileiro

As iniciativas em Jornalismo digital no Brasil são longevas; têm grande penetração nas redes sociais e dependem delas para divulgação; dois terços dos empreendimentos ativos não elaboraram plano de negócios antes do lançamento; e surgiram com pretensões de buscar recursos de múltiplas origens, mas não conseguem efetivar esse desejo. Esse é um breve resumo dos resultados da pesquisa Empreendimentos digitais do Jornalismo brasileiro realizada por Interatores.com, com apoio do Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS) que começam a ser revelados a partir deste post.

A pesquisa buscou informações de mais de 200 iniciativas independentes e considerou, para a composição do resultado final, 64 empreendimentos digitais com compromisso de arrecadar, ainda que alguns deles não visem lucro. Veremos aqui um panorama de como surgem, operam e crescem os empreendimentos digitais de jornalismo no Brasil.

A lista completa das empresas será conhecida no final das publicações da pesquisa.

A apresentação abaixo foi usada no primeiro encontro da Online News Association do Brasil (ONA Brasil) em 21 de maio de 2016 e contém os principais resultados da pesquisa.


Atualização
Reproduzo abaixo o vídeo com o hang out de apresentação da pesquisa para o Editorial J da PUC-RS em 9 de junho de 2016

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *